ESCOLA INCLUSIVA: REALIDADE OU ILUSÃO
Sabe-se que uma escola para ser inclusiva , primeiramente, ela não deve fazer distinção entre as pessoas, nem define alguém como “normal” ou “anormal”, doentes ou sadios.
É aquela que oferece uma educação que integre a todos para que consiga da mesma forma adquirir conhecimento e viver, em um ambiente livre de preconceito, estimulando as qualidades de cada um, para que uns possam aprender com os outros.
A inclusão não significa encaixar um aluno deficiente no meio dos normais e sim possibilite que ela faça parte de um todo, respeitando as diferenças de cada um, independente de ter ou não alguma deficiência.
A verdadeira escola inclusiva deve abrir espaço para que todos possam integrá-lo através de adaptações em sala de aula, biblioteca, banheiros e corredores. Deve ter acesso a materiais que facilitam a aprendizagem e saber como usa-los.
Mas principalmente, a própria escola, deve preparar a sua equipe para que todos ( pais, professores, alunos e funcionários, possam mudar suas atitudes em relação ao lidar com a diferença, aceitando-a, estabelecendo novas formas de relação, afetividade, escuta e compreensão, para então poderem praticar a inclusão.
sábado, 23 de maio de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário