4 PLANO DE AULA DE EDUCAÇÂO FISICA
Escola: Incluaação ( A ação é a melhor amiga da inclusão)
Turma: Jardim B com 25 alunos (3 com transtornos emocionais- NEE)
Professoras: Luiza, Maristânia e Taíse
Data : 23/04/09
OBJETIVO GERAL
Integrar o grupo com atividades lúdicas, motoras e de expressão corporal, proporcionando relações de afeto, cooperação, auto-estima e autonomia.
OBJETIVO ESPECÍFICO
Desenvolver a coordenação motora, freio inibitório, equilíbrio e atenção.
MÉTODO
Global- atividades com movimentos amplos.
RECURSOS
O próprio corpo, bola, garrafas pet, caixa de papelão e espelho.
DESENVOLVIMENTO
Parte inicial: 10 minutos “Rodinha social”
Atividade de aquecimento: “Cada passarinho no seu ninho”
As crianças formarão os ninhos, as mesmas ficarão de frente uma para outra e de mãos dadas, em cada ninho ficará um aluno representando o passarinho.
Ficará um aluno no centro dos ninhos, dizendo a seguinte frase: “passarinho, saia do seu ninho”, após este comando saem todos os passarinhos do ninho, fazendo as suas respectivas trocas, com essas dispersões ficará outro aluno no centro dos ninhos, dizendo a seguinte frase:”ninho fugindo do seu passarinho”. Pode-se fazer uma última variação que é pedir para que troquem-se todos os elementos do grupo dizendo: “saem passarinhos e ninhos, dando oportunidade para troca de papéis na brincadeira.
Parte principal: 30 minutos
ATIVIDADE 1: “Arco-íris mágico”
Pedir para que os alunos se espalhem no pátio, dizendo que eles são as cores mágicas que fazem parte do arco-íris.
A professora diz arco-íris mágico e os alunos dizem: Que cor?
A professora escolhe a cor que tenha no vestuário das crianças e no espaço em que está sendo realizada a atividade, após as crianças procurarão a cor tocando-as e dizendo onde encontrou a mesma.
No final as crianças falarão as cores que encontraram e as que prefere.
ATIVIDADE 2: “ A história da serpente”
As crianças ficarão de pé em círculo, a professora então iniciará uma canção : “ essa é a história da serpente que desceu do morro para procurar um pedaço do seu rabo; e você também; e você também é um pedaço do meu rabo.
A professora parará em frente ao aluno, que passará por baixo das pernas da professora, que então ficará atrás dela, sendo uma parte do rabo.
A variação são todos cantando a música da serpente, unidos em fila, passando por obstáculos de garrafas pet.
ATIVIDADE 3: “ bola ao chão”
O professor pede que as crianças caminhem ou dancem no pátio. Na mão o professor segura uma “bola”, dizendo para as crianças: vou jogar a bola para o alto, quando a bola bater no chão, todos paralisam. O professor irá cuidar quem fez a expressão mais engraçada e quem se mexer irá cuidar a próxima rodada com a professora.
PARTE FINAL:“ Quem sou eu?”
Haverá uma caixa de papelão com um espelho dentro, os alunos ficarão em círculo na sala de aula sentados, o professor apresentará a caixa aos alunos fazendo o certo mistério sobre a mesma; falando o seguinte: “nesta caixa há uma pessoa muito bonita, todos conhecem e todos sabem falar dessa pessoa. Após o professor convidará um aluno por aluno, para sair da sala e verificar o que há dentro da caixa, ao abrir a mesma o aluno se defrontará consigo mesmo, só que após entrará para sala e não poderá contar pra o próximo colega o que viu.
Após cada um irá falar de si dentro do que foi solicitado como QUEM SOU EU?
sexta-feira, 5 de junho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Foi muito interessante planejar estas atividades e poder contar com a participação de nossos colegas...
ResponderExcluirValeu galera !!!
muito legal essas brincadeiras, serviram de inspiração para meusa estágios de educação fisica infantil.
ResponderExcluirValeu.
Zenázio Tadeu Martins de Castro;