sábado, 6 de junho de 2009



CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA DO SUL
PEDAGOGIA







TRANSTORNOS EMOCIONAIS E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM




Luíza Sunderhus Glória
Maristânia de Matos Fontoura
Taíse dos Santos Marques








PORTO ALEGRE
2009



INTRODUÇÃO


Atualmente a escola torna-se uma continuação da família, pois muitas vezes a criança passa mais tempo com os professores e colegas do que com os familiares.
Devido a isso um professor pode ter sensibilidade e preparo para perceber as problemáticas dos seus alunos. Os problemas variam de acordo com os traços pessoais que variam com a personalidade de cada um .
Nem todas as crianças sentem e reagem da mesma maneira aos estímulos e ás situações, por isso não deve-se submete-los as dificuldades adaptadas, sensibilidades e a situações que não lhe causem retraimento e introversão, pois com isso, eles podem ser levados a sentimentos de inferioridade a ponto de não quererem freqüentar determinada sala de aula, ou até mesmo a escola inteira.
Dentre os temores encontrados nas escolas encontram-se as ameaças ou ridicularização das crianças mais velhas com as mais novas, além das ansiedades oriundas nos desempenhos nos times esportivos, trabalhos escolares e diferenças sociais, que caracterizam os estilos de vestuário .
Muitas vezes um aluno considerado problema pode estar sofrendo algum tipo de transtorno emocional .
Ballone (2008), em reportagem a psicoweb, caracterizou um ranking de eventos que produzem transtornos emocionais.
1. Perda de um dos pais ( morte ou divórcio )
2. Urinar na sala de aula
3. Perder-se, ser deixado sozinho
4. Ser ameaçado por crianças mais velhas
5. Ser o último do time
6. Ser ridicularizado na classe
7. Briga dos pais
8. Mudar de classe ou escola
9. Ir ao dentista/hospital
10. Testes ou exames
11. Levar um boletim ruim para casa
12. Quebrar ou perder coisas
13. Ser diferente ( sotaque ou roupas )
14. Novo bebê na família
15. Apresentar-se em público
16. Chegar atrasado na escola

Dentre a lista acima, escolhe-se alguns fatores para serem representados no trabalho, os itens 4, 5, e 13 que referem-se ao bullying e os 1 e 7 em relação à separação dos pais, além destes, também será abordado o abuso sexual infantil, considerado também uma importante causa de retraimento e consequentemente acarretando dificuldades de aprendizagem.
Em psicologia da educação se diz que os transtornos afetivos causam dificuldades de aprendizagem, apresentam sintomatologias bem diversas, desde a tristeza, a timidez e a perda da iniciativa até a agressividade e os enfrentamentos, que sem dúvida, são o resultado dos mecanismos de defesa desenvolvidos pelo indivíduo para mascarar sua inferioridade (GONZÁLES,2007,p.182).

Muitos professores observam que seus alunos estão ficando muito agressivos, com dificuldade de concentração e desinteresse pelas aulas, mas deve-se perceber desde quando isto está acontecendo e por que. Para isto eles precisam contar com a ajuda da coordenação, direção, colegas e pais, para que possam ajudar estes alunos da melhor forma.
Todos estes itens serão então abordados com enfoque as dificuldade de aprendizagem , como forma de alerta aos professores e diretores, que possuem alunos com dificuldades não especificadas.

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