domingo, 7 de junho de 2009

Plano de aula de Necessidades Educativas Especiais

Identificação

Escola: IncluaAção( A ação é a melhor amiga da inclusão)

Série: 2º ano do Ensino Fundamental

Professoras: Luíza Glória, Maristânia Fontoura e Taíse Marques

I- Foco: Integrar os alunos com dificuldade de Aprendizagem e transtornos emocionais, através de didáticas nas disciplinas de Português e Matemática.

II- Propósito:

Objetivo específico:

Favorecer um ambiente cooperativo na turma, a fim de promover a inclusão dos alunos que sofrem transtornos emocionais e dificuldades de aprendizagem, intervindo pedagogicamente com a valorização da identidade de cada um, bem como suas peculiaridades e inteligências com atividades de acolhimento.

III- Dinâmica de aula:

O professor lê para seus alunos a história do livro: Dois de Cada, que abrange o tema separação de pais, afim de mostrar que esta situação pode ser resolvida de uma maneira satisfatória. Após a leitura o professor irá propor algumas atividades como:

Atividade 1 - Pedir que os alunos desenhem duas casas e que coloquem quem mora nelas. Aqueles que os pais estão separados desenham a casa de cada um dos pais, e aqueles que estão juntos desenham a casa deles e de algum parente como avós e tios etc...

Atividade 2 - Pedir que os alunos façam um gráfico relacionando o nome dos moradores ao local onde moram, as pessoas das duas casas feitas na atividade anterior. Após contar o número total de pessoas que tem nas 2 casas juntas.

Atividade 3 - Propor para as crianças que comentem os personagens que mais gostaram e após, solicitar que façam frases relacionadas a eles.

Intervalo 20 minutos para a realização do lanche coletivo que propõe a integração de todos.

Ao término do intervalo o professor sugere a leitura de outro texto, que poderá ser realizada pelos próprios alunos, já que a história é curta e de fácil entendimento. O nome dela é Patinho Feio.

Atividade 4 - Ao finalizar o texto, todos serão convidados para fazerem uma atividade desenho, onde professor colocará os numerais de 1 á 5 e pedirá que os alunos desenhem patos correspondentes a cada numeral.

Atividade 5 - Solicitar que as crianças façam frases com as palavras: pato, feio e amigo.

Atividade 6 - Propor uma atividade que integre o desenho a soma e a colagem.primeiro fazer 2 círculos, onde o primeiro estará o numero 1 , no segundo o 2 e no terceiro o 3. Solicitar que as crianças desenham cisnes correspondente em cada circulo e que façam a soma final. Depois farão um grande circulo no quais farão bolinhas de papel e colarão correspondendo ao número total encontrado na soma.

Atividade final- Corredor do carinho

As crianças ficarão lado a lado em 2 fileiras, no qual cada um passará no meio e receberá carinho de todos que estão na fileira, onde todos deverão ter a possibilidade de dar e receber carinho, propondo assim uma rede de afeto entre todos.

Conteúdos

Conceituais: Língua Portuguesa- produção textual, formação de frases a partir de palavras , descrição e interpretação de textos

Matemática: Construção de gráficos específicos, dos locais onde vivem;Adição de personagens e personagens relacionados com a história e relacionar as quantidades aos números.

Procedimentais: Colagem com papel crepom para representação da quantidade; registro e desenho em cartazes; literatura com histórias que promovem a audição e a reflexão; a confecção de cartazes; desenhos de sentimentos promovidos pela história, contas e somas, capacidade de ouvir e sentir a música.

Atitudinais: valorização das interações dentro e fora da escola; conhecimento do local onde vivem, estabelecimento de relações e diferenças entre a casa ( família) e a escola; Obtenção de hábitos de cooperação, convivência, afetividade e respeito ao outro; conhecimento do corpo limites e inclusão.

Recursos:

Livros(2) ;música ( rádio e cd ); hidrocor; lápis de cor e preto;papel cartaz;classes e cadeiras;o próprio corpo;

IV-Avaliação

A partir das atividades propostas avalia-se a participação individual e em grupo através da interação no decorrer das atividades e dinâmicas.

Observação: Na turma com 30 alunos, 3 apresentam dificuldades de aprendizagem, decorrentes dos transtornos emocionais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário